RADIOTERAPIA

Radioterapia ou radio-oncologia é a especialidade médica focada no tratamento do câncer com radiação ionizante. O objetivo principal da Radioterapia é tratar o tumor com a dose de radiação adequada, poupando os órgãos sadios adjacentes.

 

Há duas maneiras de se utilizar radiação contra os tumores. Na Radioterapia externa a fonte de radiação se encontra a certa distância do paciente em tratamento. Os aceleradores lineares são os aparelhos mais comumente utilizados. Eles emitem raios x de alta energia (megavoltagem) ou elétrons.

 

Na Braquiterapia o tratamento é realizado através de isótopos radioativos inseridos nos tecidos alvo dentro do corpo do paciente, onde a radiação é administrada.

 

A equipe do serviço de Radioterapia é composta de médicos radio-oncologistas, físicos médicos, enfermeiros especializados, técnicos de enfermagem e de radioterapia, além de estar integrada com toda a equipe multiprofissional da instituição.

 

O OncoBeda foi a primeira instituição a implementar o acelerador linear e a Braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento dos pacientes da região Norte do Estado do Rio de Janeiro, sendo hoje referência para toda região.

 

TECNOLOGIA

 

Todos os planejamentos de tratamento no serviço de Radioterapia do OncoBeda são tridimensionais e têm início com tomografia computadorizada realizada em aparelho dedicado ao serviço. Para determinação precisa dos volumes de tratamento e órgãos sadios é possível realizar a fusão dessas imagens com imagens de ressonância magnética e PET CT.

 

IMRT:  A radioterapia com intensidade modulada representa um avanço na Radioterapia conformacional em três dimensões. Através do planejamento inverso e otimização computadorizada, essa técnica permite uma redução acentuada da dose de radiação nos órgãos sadios, concomitante ao aumento da dose no volume alvo de tratamento, possibilitando diminuição dos efeitos colaterais e maior chance de erradicação tumoral.

 

O OncoBeda conta com o acelerador linear Clinac CX - Varian. Com seu colimador de múltiplas lâminas, além de diferentes energias de radiação, é possível realizar tratamentos tridimensionais, com modulação da intensidade do feixe (IMRT), possibilitando alta conformação da dose na área de tratamento e diminuição acentuada nos órgãos sadios.

 

Braquiterapia: O OncoBeda teve a oportunidade de contribuir de forma decisiva para a oncologia da região norte do estado com a implementação do serviço de Braquiterapia de alta taxa de dose, sendo a única instituição a oferecer esse tratamento. Essa modalidade terapêutica é utilizada como parte do tratamento de diversos tumores, em um ambiente físico exclusivo e apropriado e coordenada por uma equipe de médicos, físicos, enfermeiros e técnicos treinados e capacitados.