MULTIDISCIPLINAR – PSICO-ONCOLOGIA NUTRIÇÃO, SERVIÇO SOCIAL, FISIOTERAPIA

A equipe multidisciplinar do OncoBeda unifica seus esforços e ações visando otimizar o tratamento do paciente clínico e psicologicamente.

 

PSICO-ONCOLOGIA:

 

O cuidado centrado no paciente e na família é essencial para o resultado de qualquer tratamento. A equipe de psico-oncologia respeita as necessidades e singularidades de cada caso e oferece acompanhamento psicológico a todo paciente e também à família.

 

Triagem – Anamnese

 

Acompanhamento Psicológico - Terapia individual visa trabalhar medos, angústias, dor entre outras questões.

 

Suporte psicológico à família - ajudando e orientando este familiar a lidar com a doença do paciente e o luto

 

Grupo de apoio aos pacientes com Câncer de mama

 

Suporte psicológico ao paciente em quimioterapia

 

Suporte psicológico ao paciente internado

 

 

NUTRIÇÃO:

 

A especial atenção à nutrição no OncoBeda otimiza o tratamento do paciente oncológico com auxílio de estratégias dietéticas afim de minimizar os efeitos colaterais decorrentes do tratamento oncológico além de preservar ou alcançar o bom estado nutricional do paciente. Fortalecer o sistema imunológico do paciente oncológico reduz, comprovadamente, riscos de infecções e complicações ao longo do tratamento.

 

SERVIÇO SOCIAL:

 

O  Serviço Social do OncoBeda orienta pacientes e familiares na identificação de recursos que favoreçam o processo de tratamento oncológico. É realizado um trabalho de acolhimento que contribui para a análise do processo em que o paciente se encontra e auxilia em resoluções como dificuldades de acesso aos serviços de saúde, questões previdenciárias, assistenciais, estado de ânimo e também relativas ao convívio social.

 

O assistente social atua no ambulatório e nas enfermarias. Os atendimentos ambulatoriais devem ser agendados.

 

FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA:

 

A dor é uma das principais e mais frequentes queixas do paciente oncológico, devendo por isto ser valorizada, controlada e tratada em todas as etapas da doença. As indicações para assistência fisioterapêutica são determinadas pelas disfunções causadas pelo tumor no paciente, em cada fase de tratamento oncológico.

 

O OncoBeda conta com um especialista, o fisioterapeuta oncológico, que está habilitado para analisar e dar parecer técnico em assuntos referentes à atenção de fisioterapia na área de oncologia e perícia médica, em consonância com outros profissionais da equipe de saúde que atuam neste contexto.

 

A fisioterapia oncológica atua de forma integral e interdisciplinar na promoção à saúde, detecção precoce, diagnóstico e tratamento dos distúrbios cinéticos funcionais provenientes das intercorrências oncológicas e cuidados paliativos em todos os níveis de atenção (atenção básica, de média e de alta complexidade) resgatando a funcionalidade do indivíduo, por meio do diagnóstico fisioterapêutico, prescrição e execução de métodos, técnicas e recursos fisioterapêuticos e educativos.